E-mail:
Senha:

O Projeto


Clube de Matemática - Olimpíada na Escola
O clube de matemática – Olímpiada na Escola é um projeto criado para estimular a participação dos alunos na OBMEP _ Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, fortalecendo a capacidade para solucionar problemas, logo desenvolvendo habilidades e competências nos estudantes para enfrentar novos desafios.

O Clube  tem como Objetivo Geral:
ü  Melhorar os processos de ensino e de aprendizagem, através de uma metodologia centrada na resolução de problemas e desafios da OBMEP, identificando jovens talentos de modo a favorecer oportunidades de desenvolvimento em áreas afins.
Objetivos específicos

ü  Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos.
ü  Contribuir para a melhoria do rendimento escolar e melhor resultado na OBMEP.
ü  Desenvolver o gosto pela Matemática com a prática de problemas e desafios diferenciados;
ü  Estimular o aluno a pensar de modo diferente, analisando situações e percebendo novas possibilidades de raciocínio;
ü  Proporcionar ao aluno o seu crescimento em Matemática, a partir da resolução de problemas e desafios;
ü  Despertar e desenvolver a criatividade dos participantes contribuindo com estratégias diversificadas de resolução de problemas;
ü  Fazer com que cada participante perceba a importância que seu empenho, suas sugestões e ideias, sua dedicação, seu compromisso e responsabilidade tem para o crescimento individual e coletivo.
ü  Desafiar os alunos a superar possíveis dificuldades na Matemática.
ü  Desenvolver nos monitores aplicadores a forma clara de explicar as atividades propostas, a segurança para esclarecer dúvidas sobre o conhecimento matemático, o bom relacionamento com os colegas da escola, independentemente da série em que estudam;
ü  Aprender a se conhecer melhor, ser crítico, solidário, tomar decisões coerentes, com consciência da importância do seu trabalho no clube;
ü  Incentivar o estudo diário, para obtenção de bons resultados do rendimento escolar.
Quem participa?
ü  Alunos de 1º e 2º Ensino Médio
(60 alunos + 24 alunos monitores)
ü  Professores de Matemática
(02 professores coordenadores)
Qual a estrutura do clube?
ü  Os professores de Matemática atuam como coordenadores.
ü  Serão formados três grupos de estudos da seguinte forma:
Grupo 1: Discute e soluciona questões do nível 1 (consideradas questões fáceis).
Grupo 2: Discute e soluciona questões do nível 2 (consideradas questões de dificuldade média).
Grupo 3: Discute e soluciona questões do nível 3 (consideradas questões difíceis).
ü  Cada grupo terá 3 alunos monitores que farão a aplicação e discussão das questões.
ü  Serão formadas quatro turmas de 15 alunos cada uma.
Como ocorrerão as atividades?
ü  As aulas ocorrerão sempre em horário extra-classe (três horas por semana) alternado o nível das questões.
ü    As atividades serão xerocadas do banco da OBMEP dentre outros, e/ou adaptadas em espaços da escola como desafios.
ü  A seleção de questões será feita pelos professores coordenadores junto com os alunos monitores levando em conta o conteúdo da unidade didática.
Quem são os alunos monitores?
Serão analisados e considerados os seguintes itens para o aluno monitor:

ü  Comprometimento
ü  Responsabilidade
ü  Assiduidade
ü  Dedicação
ü  Bom rendimento escolar
ü  Gosto pela Matemática
ü  Disponibilidade
ü  Relações interpessoais

Normas de funcionamento
As atividades do clube acontecem em horário-extra e flexível, desde que perfaçam uma carga horária semanal de 3h de atividades, que serão registradas em um livro de ponto.
Espaço:
- As aulas acontecerão na escola.
Atribuições do aluno monitor:
ü  Estudar as questões do banco da OBMEP e as provas.
ü  Explicar e tirar dúvidas dos alunos.
ü  Adequar e desenvolver os jogos e desafios matemáticos que envolvam os alunos.
ü  Apresentar e motivar a resolução de desafios de raciocínio lógico;
ü  Divulgar e atualizar atividades do clube no blog criado para esse fim.
ü  Produzir um painel – Desafio da semana a ser exposto no pátio a fim de instigar o gosto pela Matemática nos demais alunos da escola.

Atribuições do professor-coordenador:
ü  Monitorar as atividades do clube;
ü  Monitorar a frequência com livro de ponto.
ü  Acompanhar o desenvolvimento das aulas.
ü  Conversar com os monitores diante de problemas que possam surgir;
ü  Organizar a Olimpíada interna de Matemática.
Olimpíada interna  de Matemática :
ü  I Fase (maio)
-Provas de nível I (questões fáceis)
*são provas com 10 questões: 6 de múltipla escolha e 4 abertas
ü  II Fase (julho)
-Provas de nível II (questões de nível intermediário)
*são provas com 10 questões: 6 de múltipla escolha e 4 abertas.

ü  III Fase (setembro)
-Provas de nível III (questões difíceis)
*são provas com 10 questões: 6 de múltipla escolha e 4 abertas.


Resultado e Premiação
ü  O resultado final será dado pela média aritmética das notas das três fases. Sendo assim serão premiados os três melhores resultados.
ü  Havendo empate o critério será a análise das questões abertas na ultima fase.
ü  A premiação será:
-1º lugar – Tablet
-2º lugar – câmera fotográfica
-3º lugar - celular
*todos receberão certificado de participação

Avaliação
Acontecerá de forma contínua e processual, priorizando o diálogo entre professores/alunos e alunos/alunos, atentando para que os integrantes (professores e alunos):
ü  Opinem sobre o projeto;
ü  Relacionem resultados positivos e negativos;
ü  Relatem possíveis mudanças e transformações.

Referência bibliográfica
ü  http://www.obmep.org.br
ü  SILVA, Mônica Soltau da. Clube de Matemática: jogos educativos e multidisciplinares, volume II. Campinas, SP: Papirus, 2008.
ü  http://jogos360.uol.com.br/matematica/
ü  http://www.obm.org.br/opencms/

0 comentários:

Postar um comentário